quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Formação Política para Juventude é a novidade da Fundação Ulysses Guimarães

Brasília (DF) - Realizar um diálogo formativo com a juventude brasileira é o objetivo do novo curso da Fundação Ulysses Guimarães. Integrante do Programa EAD, que já disponibiliza 5 outros cursos, a Formação Política para Juventude, em fase de produção, nasceu do anseio da própria militância jovem em debater o passado, o presente e o futuro tendo como fio condutor temáticas ousadas.
 
O conteúdo programático (dividido em 2 módulos) é alinhado com temas atuais. Das teorias políticas clássica, moderna e contemporânea aos problemas vivenciados pela juventude rural. Dos conceitos de poder e cidadania à realidade da juventude negra. Do que pensavam os filósofos contratualistas ao que pensa a juventude brasileira.

“A formação política para a Juventude é uma das maiores vitórias da Juventude do PMDB, a realização de um sonho dos nossos companheiros e companheiras. Temos muito a agradecer ao deputado Eliseu Padilha pelo investimento que a Fundação Ulysses faz na formação da nossa militância", sintetiza o presidente da JPMDB Nacional, Gabriel Souza.

As videoaulas terão, entre outros elementos, as 7 artes presentes. Música, literatura, cinema, teatro e pintura serão geradores de temáticas. Um casal de universitários guiará o aluno pelo conteúdo. E os jovens serão os protagonistas, interpelando e contrapondo em quadros como o Roda Viva, baseado no próprio programa histórico da TV Cultura. O curso preza pela desconstrução de conceitos. Nada será firmado ou estabelecido, tudo será conceituado pelo próprio aluno com base nas informações apresentadas.

O primeiro módulo (eixo) apresentará a base sobre política, poder, democracia e cidadania. A etapa seguinte tratará sobre a realidade da juventude, os movimentos sociais, as políticas públicas, liderança e o Estatuto da Juventude.

É dentro destes dois módulos que se desenvolvem as 9 aulas e que será remontada toda a história política brasileira com foco na juventude.

O presidente nacional da Fundação Ulysses, deputado Eliseu Padilha, explica que o objetivo final do curso é o fortalecimento da cidadania através da politização e a formação de militantes qualificados para defender bandeiras de lutas, principalmente no que tange as pertinentes a sua própria faixa-etária. “Nossa meta é formar novos atores políticos para o desenvolvimento dos municípios, estados e país através do estudo dos conceitos principais da política visando uma prática humanizada e humanizadora com ética, dedicação e eficiência", detalha Padilha.

Todas as informações sobre o conteúdo programático e professores do curso estão disponíveis no hotsite: http://www.ead.fundacaoulysses.org.br/formacaoparajuventude

Os interessados podem acompanhar as notícias sobre o curso também através das redes sociais da Fundação: @FundUlysses e www.facebook.com/FundacaoUlyssesGuimaraesNacional.

Mobilização nas redes – No link “vídeos” do hotsite, são postados depoimentos de fomentação a formação política. Lideranças e militância solicitam a integração ao novo curso disponibilizado. Todos os enviados a midia@fundacaoulysses.org.br serão disponibilizados lá. A Juventude peemedebista iniciou também uma campanha pelas redes da Fundação para colher os vídeos.

Fonte: www.pmdb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário